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Oráculo Kipper – Cartas de 1 a 9

O baralho Kipper, ou Kipperkarten em alemão, surgiu por volta de 1890 na Alemanha. Acredita-se que tenha sido idealizado por uma cartomante chamada Susanne Kipper entre 1850 e 1860. Ele foi criado como uma alternativa a outros sistemas populares da época, como o baralho Lenormand (conhecido no Brasil como Baralho Cigano).

As ilustrações originais do baralho refletem o cotidiano e a sociedade alemã do final do século 19, um período conhecido como Biedermeier. Com o tempo, surgiram novas versões, como o Fin de Siècle Kipper, do artista Ciro Marchetti, que transporta as cenas para a Inglaterra da era vitoriana, durante a Revolução Industrial. Apesar das mudanças estéticas, a essência e a interpretação das cartas permanecem as mesmas.

Estrutura do baralho

O Kipper é conhecido por sua abordagem direta e prática, focando mais em pessoas e situações sociais do que em símbolos abstratos. Sua estrutura é a seguinte:

  • 36 cartas: o baralho tradicional é composto por 36 cartas numeradas, cada uma com um título específico que descreve uma situação, um evento ou uma pessoa.
  • Foco em personagens: uma das características mais marcantes do Kipper é a quantidade de cartas que representam pessoas (“Pessoa Principal”, “Bom Senhor”, “Boa Senhora”, “Militar”, etc.). Isso torna o baralho especialmente útil para analisar as relações e a influência das pessoas ao redor do consulente.
  • Significados diretos: diferente de outros oráculos que podem ter múltiplos níveis de interpretação, as cartas do Kipper são bastante literais. Por exemplo, a carta “Casa” representa a casa física e a estabilidade familiar, enquanto a carta “Jornada” pode indicar uma viagem literal.
  • Interpretação posicional: o significado de uma carta pode mudar dependendo de sua posição em relação às cartas principais (que representam o consulente) e às demais ao redor. Considerando o formato tableau, as cartas à frente ou acima da carta do consulente geralmente têm uma conotação positiva, enquanto as que estão atrás ou abaixo tendem a ser negativas.

Em resumo, o Kipper é um oráculo com uma rica bagagem histórica e uma estrutura que permite leituras claras e objetivas sobre as dinâmicas da vida cotidiana e social.

Este tutorial é formado por quatro artigos. É a primeira tradução em português de alguns textos que consegui em alemão. Passado um bom tempo desde a sua publicação, muitos oraculistas começaram a utilizar o Kipper em seus atendimentos. A versão de Marchetti contribuiu para despertar o interesse das pessoas e outras edições também surgiram no mercado.

Cartas de Hauptperson a Eine Veränderung

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1/2. Pessoa Principal (Hauptperson)

As duas primeiras cartas servem para marcar o consulente no jogo, de acordo com o seu gênero. Para fins de leitura, a distinção é feita com base no sexo biológico, mas cabe ao oraculista decidir como adaptar a carta a diferentes contextos. Algumas versões modernas acrescentam cartas extras para contemplar casais homoafetivos ou para flexibilizar a representação de gênero (como em alguns baralhos Lenormand ou nas interpretações de Malkiel Dietrich). A tradição, entretanto, mantém a representação binária, e cada leitor estabelece suas próprias regras.

A importância da Hauptperson reside no fato de que, em um tabuleiro de leitura, é a partir dela que todo o jogo é interpretado. O tempo é definido pela distância das demais cartas, assim como indicações de passado (cartas atrás da pessoa principal) ou de futuro (cartas à frente). Ter duas cartas de pessoa principal (uma masculina e uma feminina) reforça a versatilidade do baralho para leituras sobre outras pessoas além do consulente.

Em outros jogos, como ocorre na Sibila e no Lenormand, essa carta também reforça a importância do consulente em relação à pergunta ou de alguém particularmente relevante para a questão.

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3. Matrimônio (Ehestandskarte)

Ehestands significa “matrimônio” e Karten designa um documento ou contrato, conferindo a esta carta um caráter de formalização de união ou parceria. Malkiel Dietrich, estudioso alemão, traduz para o inglês apenas como “matrimônio”, mas a nuance de “documento/contrato” é importante, pois sugere algo oficial, diferente da carta seguinte.

O conceito é similar ao de outros oráculos, mas vale observar que a união não é representada por um elemento inanimado, como o Anel do Lenormand, que apenas constata um vínculo, nem por um ritual, como no Matrimônio da Sibila Italiana, que evoca formalidade e até mesmo um acordo de caráter negocial. No Kipper, as figuras da carta estão felizes, o que faz diferença: elas estão ali por desejo e afeição. Malkiel destaca o fato de a mulher estar grávida, o que sugere que a união é produtiva, gerando frutos que vão além dos filhos — qualquer tipo de criação ou resultado positivo.

Assim, a carta serve tanto para relacionamentos sociais (amizade ou romance) quanto profissionais (contratos, parcerias, vínculos empregatícios).

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4. Encontro (Zusammenkunft)

A imagem sugere um flerte: o homem se inclina em direção à mulher e segura sua mão. Não é possível afirmar que sejam namorados, pois a postura da mulher não indica plena receptividade — seu braço esquerdo repousa no apoio do sofá, mantendo certa reserva. No entanto, o quadro de Cupido acima do casal confere um tom romântico à cena.

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Mystical Kipper

No Mystisches Kipper, por exemplo, a cena mostra um casal passeando a cavalo em uma floresta com um cão, sugerindo descontração. A carta fala justamente desse tipo de aproximação: pessoas se conhecendo, aprendendo umas com as outras. O consulente pode estar prestes a se envolver com uma pessoa, um projeto, uma atividade de lazer ou de estudo. Convites estão na pauta — seja para uma reunião de trabalho (inclusive entrevistas) ou para encontros sociais.

A promessa é de contatos agradáveis. O consulente é incentivado a circular e manter ativa sua rede de contatos, pois oportunidades surgem dessas trocas. Ainda não existe compromisso ou vínculo estabelecido. A confiança será construída aos poucos, e é importante respeitar as etapas para não comprometer o processo. Paciência e observação são fundamentais neste início.

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5/6. Bom Senhor (Guter Herr) e Boa Senhora (Gute Dame)

Estas duas cartas são apresentadas juntas por terem o mesmo teor, diferenciando-se basicamente pelo gênero. De modo geral, representam pessoas mais velhas que o consulente, podendo ser pais, tios ou avós. Também incluem professores, mestres espirituais, pessoas sábias e autoridades — alguém a quem se dirige com respeito.

Em um relacionamento afetivo, se houver grande diferença de idade, essas cartas podem identificar o/a parceiro/a. Um site alemão especifica que, se o consulente é casado, a amante é representada pela Pessoa Principal (no caso, 2), e a esposa pela carta 6.

No âmbito pessoal, representam alguém em quem se confia e que oferece bons conselhos. Apesar da referência à idade, é mais apropriado falar em maturidade, que nem sempre corresponde ao tempo de vida. De forma pejorativa, inclusive, pode apontar para um/a jovem com atitudes de velho/a.

Seja como for, o Bom Senhor e/ou a Boa Senhora aparecem para dar apoio moral e/ou financeiro ao consulente. Observação prática: os gêneros aqui não necessariamente definem o sexo da pessoa que ajuda, mas sim sua natureza, podendo ser mais racional e direto (5) ou mais acolhedor e intuitivo (6). Essa diferenciação é útil para enriquecer a leitura.

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7. Notícia Agradável (Angenehmer Brief)

Esta carta aparece em outros oráculos com significados semelhantes. O título alemão já promete algo positivo, mas é prudente observar as cartas ao redor para confirmar. A mensagem é direcionada, em primeiro lugar, ao consulente. Representa todo tipo de comunicação nos dias atuais — cartas, telefonemas, e-mails, mensagens instantâneas, convites e até recados sutis.

Pode indicar que uma comunicação está prestes a chegar ou que é necessária. Em alguns casos, sugere discrição, como se a vantagem estivesse justamente em manter a troca reservada.

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8. Pessoa Falsa (Falsche Person)

Quando se refere a outra pessoa, esta carta indica um rival. Mas também pode se referir ao próprio consulente, caso ele esteja escondendo algo. O momento não é favorável para começar projetos ou tomar decisões importantes, pois há grandes chances de erros. É preciso cuidado também com mal-entendidos: as coisas podem não ser como parecem.

Diferentemente de alguns oráculos italianos que usam a imagem de um gato para simbolizar falsidade, o Kipper traz outra abordagem. Esta carta é um alerta contra situações de desonestidade em geral: fraudes, fofocas, intrigas. O consulente precisa estar atento para não sair prejudicado. A “falsidade” pode vir tanto de pessoas quanto de circunstâncias ou informações.

Malkiel Dietrich ensina que, no tabuleiro, é preciso marcar a posição dessa carta: tudo o que está à sua direita é falso e perigoso, enquanto o que está à sua esquerda (atrás da porta) é confiável.

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9. Uma Mudança (Eine Veränderung)

Como o próprio nome indica, esta é a carta da mudança. A imagem mostra a mobília sendo transportada para outro lugar, mas o que muda — e de que forma — depende das cartas ao redor. A única certeza é que a situação não permanecerá como está. Se o momento é ruim, tende a melhorar. Se está bom, prepare-se para o giro da roda.

O consulente pode mudar de casa, de emprego, de parceiro — e nem sempre por vontade própria. Desapego e flexibilidade são fundamentais, pois a mudança, embora desafiadora, é inevitável e parte do fluxo da vida.

Índice
Cartas de 1 a 9 | Cartas de 10 a 18 | Cartas de 19 a 27 | Cartas de 28 a 36

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