Arcanos Menores do Tarot

Totem Animal Tarot
Totem Animal Tarot

Vejo o Tarot formado por três grupos de cartas: Arcanos Maiores, Cartas Numeradas e Figuras da Corte. Os dois últimos costumam ser tratados como uma coisa só, compondo, então, os chamados Arcanos Menores do Tarot.

Por que vejo diferente? Simples: apesar da estrutura dos naipes, cartas numeradas e figuras da corte possuem finalidades distintas. Quando surgem cartas de Ás a 10 em um jogo, estamos falando de estágios de um processo, que vão desde o seu estado potencial (Ás) até a sua plena realização (10).

As figuras da corte, por outro lado, representam padrões de comportamento que descrevem pessoas importantes dentro do enredo (aliados/opositores) ou a atitude do consulente (atual/recomendada) dentro do contexto da pergunta ou no aspecto geral do momento.

Relacionei aqui todos os posts do blog associados aos quatro naipes: Terra, Espadas, Copas e Paus. Como não são muitos, não faz sentido segmentar em mais de um nível. Os títulos indicam a carta ou grupo de cartas.  Não creio que chegue ao ponto de escrever sobre todas as cartas aqui, mas sempre pode pintar alguma coisa nova.

Tem algum pedido? Deixa na área de comentários e de repente me inspiro para ser o próximo assunto. Todos os artigos refletem o meu conhecimento e experiência, o que não significa que seja a última palavras. Mesmo a minha percepção das cartas evoluiu com o tempo, então pode ser que, mais para frente, tenha novos insights ou opiniões diferentes das atuais. A sua participação deixa tudo mais interessante. Não deixe de perguntar ou emitir as suas considerações.

Links atualizados para o novo endereço!

Naipe de Ouros

Naipe de Espadas

Liberdades Simbólicas: parte II — 2 de Espadas

Quem tem medo da Corte de Espadas?

Pajem de Espadas: nem tudo é intriga

Naipe de Copas

Liberdades Simbólicas: parte I — 5 de Copas

10 de Copas: felicidade e utopia

Naipe de Paus

Rei de Paus: Blogagem Coletiva

Artigos abrangentes sobre os Arcanos Menores

Entendendo os Naipes

Análise dos Naipes: Ausências e Excessos

O Pendurado  e os 8 de cada naipe

Combinando Maiores e Menores